Discussão Final - Dora

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Discussão Final - Dora

Mensagem por Paulo Emílio em Ter Ago 26, 2014 7:56 pm

Enquanto Dora estava lá os garotos do Trapiche consideravam ela como uma mãe, pois todos sentiam saudade do carinho de suas mães e Dora poderia trazer esse carinho de volta para eles, diferente para o Professor e Pedro Bala que veem ela como uma noiva, por isso gostavam tanto dela. Mas chega uma hora que Dora vai em bora pois está com uma doença grave, e não consegui sobreviver. Crying or Very sad
Hoje em dia continua tendo crianças que vivem sozinhas, e para sobreviver precisam roubar comida. Então este, continua sendo um grave problema do mundo.

Paulo Emílio

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Discussão Final - Dora

Mensagem por Maria Amélia em Ter Ago 26, 2014 10:05 pm

Todos do grupo tinham um carinho muito especial por Dora e muitos a viam como uma irmã outros como uma mãe e Pedro Bala a via como uma noiva. Após sua morte as crianças ficaram inconsoláveis e muitas foram tentar a vida em outro lugar, alguns seguiram sua vocação, alguns de forma honesta outros nem tanto. Essa realidade descrita por Jorge Amado em 1930 ainda esta presente na nossa realidade mesmo com leis e organizações que garantem um futuro melhor a essas pessoas ainda se vê muitas crianças desamparadas, sem estrutura familiar espalhadas por ai onde a maioria precisa furtar para sobreviver.

Maria Amélia

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Discussão Final - Dora

Mensagem por Danilo César em Ter Ago 26, 2014 10:16 pm

Dora tratava todos com carinho era considera mãezinha, irmã e noiva. Com a perda de sua guardiã os Capitães da Areia ficaram desamparados e muitos ainda não acreditava no que aconteceu. Muitos seguiram seus caminhos para tentar mudar a história mas Pedro Bala percebeu que ela se tornara uma estrela com longos cabelos loiros.
Na década de 1930 os menores abandonados era tratados como criminosos. Essas crianças não tinham ninguém para lhes proteger, dar carinho e ate mesmo ensinar o certo e o errado, eles são largados a própria sorte. Eles roubam para sobreviver e são tratados como criminosos, criminosos criados pela própria sociedade.
Hoje em dia a o Estatuto da Criança e do Adolescente que tenta melhorar a situação dos jovens brasileiros. Ainda podemos encontrar várias crianças nas ruas tentando sobreviver através do furto e até mesmo no uso de drogas. O ECA ajudou bastante mas ainda tem muito o que melhorar pois o futuro do nosso pais esta nas mãos dos jovens.

Danilo César

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Discussão Final - Dora

Mensagem por Isabella de Souza Santos em Ter Ago 26, 2014 10:33 pm

Dora era uma peça muito importante para o grupo. Sendo considerada até como "mãe" do grupo. Para Pedro Bala e o Professor, isto já era diferente, pois eles estavam apaixonados por ela. Sendo somente Pedro o correspondido. A morte de Dora foi dolorosa para todos, mas eles tinham que tocar suas vidas para frente.
Hoje em dia, a situação melhorou muito com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas não foi resolvida completamente. Ainda existem crianças e adolescentes sofrendo a mesma situação dos Capitães de Areia, principalmente, nordestinos.

Isabella de Souza Santos

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Discussão Final - Dora

Mensagem por Vinícius Eduardo em Ter Ago 26, 2014 10:57 pm

Dora se tornou uma pessoa muito especial para os garotos do grupo, onde ela era uma mãezinha, uma irmã, uma amiga mas para Pedro Bala, além disso, uma noiva e sua futura esposa, e para Professor, sua amante. Depois de sua morte todos os garotos tomaram suas devidas decisões e seguiram o caminho que cada um deveria seguir.
Os Capitães da Areia eram vistos somente como ladrões, crianças sem vocações, preconceito que algumas pessoas que não os conhecia direito tinham. Os guardas sempre os maltratavam, eles viviam em péssimas condições de vida, passando muita fome e sede.
Esse problema vem acontecendo muito nos últimos anos, porém veio diminuindo, por consequência do ECA, que está tirando crianças órfãs das ruas e tirando-as da miséria. Porém, ainda ficam muitas sem ajuda, sofrendo preconceito de milhares de pessoas e sendo maltratadas, além de continuarem a passar fome e vivendo nas péssimas condições de vida nas ruas das grandes ou até mesmo das pequenas cidades.

Vinícius Eduardo

Mensagens : 10
Data de inscrição : 20/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Discussão Final - Dora

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum